top of page
logo_estagiotrainee_cores_baixa.png

35 Cursos Online Gratuitos (com certificado) para turbinar a sua carreira!

lista de cursos online gratuitos

Se você está prestes a finalizar a graduação ou planeja dar um up na vida profissional, confira as sugestões que selecionamos, esperando sinceramente que possam de alguma forma te ajudar!

A revolução tecnológica é uma realidade que, de fato, podemos percebê-la em nosso dia a dia. Além disso, não podemos deixar de reconhecer que cada vez mais a experiência frente ao mundo virtual é tão corriqueira quanto ir à padaria.

Quem das gerações anteriores imaginou que por meio de um celular seria possível fazer diversas coisas como pagar uma conta ou participar de uma conferência online, por exemplo.

Com a crise do novo coronavírus isso ficou mais evidente, afinal, as medidas protetivas para conter a pandemia fizeram com que a rotina de todo o mundo sofresse grande abalo e, diante disso, quem teve condição passou a adotar um home office.

E dentre os reais resultados desses imprevistos pudemos notar que, no auge do recolhimento, fossem reveladas as mais diversas possibilidades possíveis de serem aproveitadas em prol da nossa carreira. Uma delas é a chance de fazer cursos online gratuitos, como pudemos notar nos últimos meses.

Foi possível (e ainda está sendo) ter acesso a oportunidades únicas de cursos disponibilizados por instituições importantes, como Sebrae, USP, FGV, MIT e Harvard, as quais promoveram para o público em geral, o acesso temporário a cursos relacionados às áreas de gestão, marketing, finanças e empreendedorismo, por exemplo.

Lista com diversas opções de aulas online!

A importância de se atualizar no mercado de trabalho, tanto para quem está começando quanto para quem é sênior, é algo que precisa de ampla reflexão, afinal, hoje em dia tudo se configura de modo ainda mais dinâmico, demandando maior atenção frente às constantes mudanças.

E uma das formas de se preparar, de saber lidar com as transformações no mundo corporativo, é buscando o aperfeiçoamento por meio de cursos, os quais podem ser facilmente encontrados na internet.

E olha que isso não se limita a este momento, na verdade, não é de hoje que qualquer pessoa pode ter acesso às inúmeras opções de aulas online, em que muitas delas são gratuitas e, mesmo quando envolve valores, não é nada tão salgado... Por isso, reunimos neste texto uma “singela” apresentação dos 35 cursos online para turbinar a sua carreira, detalhando se as opções são gratuitas ou se contam com certificados, ok.

Boa leitura!

cursos gratuitos com certificado

Cursos online oferecidos gratuitamente e com certificados!

1. Nube

O Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) é voltado exclusivamente para auxiliar jovens estudantes a ingressarem no mercado de trabalho. Trata-se de uma instituição privada que disponibiliza opções interessantes de cursos, em que muitos deles são gratuitos e com certificados (após teste final online). No site, você encontra conteúdos relacionados à “Gestão de Carreira”, “Marketing Pessoal” e “Como administrar seu tempo”, por exemplo, além de outros inúmeros conteúdos.

2. Kultivi

Para a galera que está em busca de cursos preparatórios, o site da Kultivi é ideal, uma vez que os conteúdos apresentados auxiliam muito o estudante para provas de concursos, ENEM e OAB, por exemplo. O bacana dessa plataforma EAD é que muitas das disciplinas disponíveis (como Idiomas, Negócios e Medicina), contam com certificados, além de serem 100% gratuitas.

 

3. Fundação Estudar

 

Na verdade, esse site é fruto de iniciativas do portal Na Prática e tem como intuito oferecer cursos online e presenciais, sendo que algumas opções são gratuitas e com certificados. Trata-se de uma plataforma bem interessante, até porque a Fundação é reconhecida nacionalmente em razão de seu programa “Líderes Estudar” que já proporcionou mais de 700 bolsas de estudos em universidade de várias partes do mundo. Dentre os cursos que podem ser feitos gratuitamente, vale destacar o de Autoconhecimento Online e o de Produtividade.

4. Rock Content

Essa é uma das plataformas mais famosas entre o pessoal que trabalha com produção de conteúdo para a internet. Trata-se de uma das maiores empresas de marketing da América Latina que já certificou mais de 100 mil profissionais e conta com diversas opções para a galera do meio digital que está em busca de um certificado. Como a Rock Content é basicamente sinônimo de Marketing Digital, confira no vídeo abaixo, o que o Vitor Peçanha (co-fundador da empresa) tem a dizer sobre a importância dessa área:

5. iTEC

Com mais de 150 cursos online nas áreas de segurança, gestão de negócios, marketing e vendas, além de outros, a Intelbras, indústria brasileira desenvolvedora de tecnologias (iTEC) se orgulha em disponibilizar grande parte de seu conteúdo totalmente gratuito, sendo que as opções contemplam tanto alunos do nível básico até os mais avançados. A carga horária das aulas varia de 15 a 25 minutos e, ao término da grade, o aluno recebe um certificado de conclusão.

6. Digital Innovation One

Criado especialmente para oferecer cursos voltados para a área de desenvolvimento de software, o Digital Innovation One é um site bem interessante que disponibiliza diversos cursos de programação em Javascript, PHP, Python e Angular, entre outros. Grande parte das opções de estudos são gratuitas e com certificação também free.

7. Brasil Mais Digital

Planejado pela Softex com o objetivo de formar profissionais de tecnologia para o mercado atual, o Brasil Mais Digital é um projeto que visa oferecer ao grande público uma plataforma EAD que seja capaz de disponibilizar mais de 40 cursos relacionados às áreas de Inteligência Artificial, Programação, Ferramentas de Trabalho, Gestão Empresarial, entre outras. Vale destacar que muitas das certificações são emitidas por empresas importantes do ramo, como TOTVS e Microsoft, por exemplo.

8. SEBRAE

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) se destaca como uma instituição tradicional que há mais de 45 é respeitada em todo o território nacional. Sua missão, no entanto, é auxiliar o empreendedor frente aos seus negócios e fortalecer, por meio de iniciativas de capacitação e acesso aos créditos, o desenvolvimento da economia brasileira. Tendo em vista essas características, é pertinente destacar que a cada ano o Sebrae se preocupa em promover cursos gratuitos com certificados em Empreendorismo, Finanças, Inovação, Mercado e Vendas, Pessoas e Planejamento, entre outras atribuições.

9. Escola Virtual do Governo

Como o próprio nome indica, o site é desenvolvido pelo Governo Federal e disponibiliza dezenas de cursos online e gratuitos para quem é servidor público (ou outra área), sendo que os conteúdos visam a capacitação do profissional através de aulas completas, planejadas pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) que, vinculada ao Ministério da Economia, promove o desenvolvimento de competências no setor de gestão de políticas públicas. Uma vez cumprida a carga horária, o aluno recebe um certificado de conclusão.

Curso online gratuito de fotografia

Cursos online oferecidos gratuitamente, mas sem certificação!

10. Endeavor Brasil

Com quase 20 anos de história em solo brasileiro, a Endeavor se caracteriza como uma organização global sem fins lucrativos que tem por intuito auxiliar empreendedores que querem dar um upgrade em seus projetos. São diversos cursos interessantes que, apesar de gratuitos, não contam com certificados. Se isso não for um problema para você, vale a pena conferir as opções disponíveis no site que ensinam desde como aumentar a renda nos negócios até o marketing para empreendedores.

11. Khan Academy

Para o pessoal que deseja melhorar seus conhecimentos em matemática, a Khan Academy é a melhor opção, afinal, trata-se de uma instituição sem fins lucrativos que se dedica em oferecer conteúdo de exatas por meio de seu site e, o que é melhor, com diversas opções gratuitas, as quais visam considerar todos os níveis de escolaridade e temas de estudo, como por exemplo, Matemática Financeira.

 

12. Codecademy

 

Criado para ser uma plataforma interativa de ensino à distância especializada em programação, o Codecademy é todo em inglês e conta com opções interessantes de cursos na área de codificação, os quais englobam desde JQuery a JAVA, até as famosas linguagens de marcação que envolvem CSS e HTML. Todos os cursos são gratuitos e online, porém, sem qualquer certificação.

Cursos online oferecidos pelo Google, Linkedin e Facebook!

13. Google Ateliê Digital

Criado pelo gigante das buscas com o objetivo de ajudar pequenas e médias empresas, o Google Ateliê Digital vem se destacando como uma excelente opção para autônomos e empreendedores que sonham tanto expandir o negócio online quanto alavancar as suas carreiras. Trata-se de uma plataforma bem intuitiva que disponibiliza inúmero cursos online e gratuitos em português, sendo que alguns oferecem certificado de conclusão. Dentre as opções disponíveis, vale destacar o curso de Fundamentos do Marketing Digital que já tem capacitado diversos profissionais que já atuam no setor.

14. Linkedin Learning

Que o Linkedin é a maior rede social em conexões profissionais do mundo isso ninguém tem dúvida, inclusive, já dedicamos aqui um artigo exclusivo a essa plataforma (confira na íntegra aqui). No entanto, é interessante destacar que, para quem é assinante, é possível adquirir várias competências nas áreas de negócios, tecnologia e criação.

 

15. Facebook for Business

 

É claro que não poderíamos deixar de falar dessa rede social tão popular entre nós que conta com uma plataforma exclusiva para cursos focados em marketing, com o intuito de melhorar o uso de suas ferramentas. São diversas opções de aulas que, gratuitas e com certificados, visam auxiliar o internauta a uma experiência otimizada em negócios digitais, bem como o impulsionamento de carreiras de todos os níveis. Dentre as opções de estudos oferecidas pelo Facebook for Business, vale destacar um curso superinteressante que ensina as melhores práticas para quem deseja criar anúncios de performance.

cursos online de universidades

Cursos online oferecidos por Universidades e Escolas Técnicas!

16. Universidade de São Paulo (USP)

Referência de qualidade em ensino superior em todo o Brasil, a Universidade de São Paulo (USP) é também outra instituição de ensino que se dedica em oferecer cursos gratuitos de diferentes áreas do conhecimento por meio de seu Portal e-Aulas USP, em que a educação formal em seus diferentes níveis é trabalhada. São diversas videoaulas voltadas a temas (como "Criação de startups" e "Marketing digital") disponíveis na plataforma que, por sua vez, não concede certificados ao término dos cursos.

17. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Assim como a USP, a Unicamp é, do mesmo modo, sinônimo de qualidade em ensino superior no Brasil. Por conta disso, é óbvio que a Universidade não iria ficar atrás quando o assunto é cursos online. Semelhante ao que já é feito no MIT, o Portal e-Unicamp promove a inclusão da comunidade por meio de aulas gratuitas à distância (sem certificados), sendo que dentre as áreas abordadas, destaque para as matérias de Humanas, Exatas, Biologia, Saúde, Artes e Tecnologia.

 

18. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

 

O Portal de Cursos Abertos (PoCA) é uma iniciativa da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) que visa oferecer cursos online e gratuitos em diversas áreas, sendo que, após a conclusão, um certificado é emitido para o estudante. Matemática, Gestão e Tecnologias na Educação estão as principais disciplinas oferecidas pelo portal, lembrando que todo o conteúdo é criado pelas unidades de aprendizagem e que, além disso, existe por parte do site uma proposta de aprendizagem autodirigida, onde quem planeja sua dinâmica de estudo e aulas é o próprio aluno.

19. Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

 

Criada pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) com o objetivo de auxiliar as pessoas no desenvolvimento de novos conhecimentos, a plataforma ESKADA é ideal para quem quer estudar sem precisar sair de casa e, o que é melhor, sem qualquer tipo de custo.  Trata-se de uma excelente oportunidade que dispõe de temas variados penados exclusivamente para quem deseja se capacitar para o mercado de trabalho ou mesmo aprender algo novo, tendo ao final um certificado de conclusão.

20. Fundação Getúlio Vargas (FGV)

 

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) também se destaca como uma universidade que, ao longo dos anos, vem se dedicando em promover dezenas de cursos online, sendo que grande parte das aulas é de curta e média duração, com carga horária que variam de cinco a 30 horas. Todos as opções oferecem certificados e com custo zero para o estudante. Dentre as disciplinas mais acessadas, destaque para os cursos de Economia e Finanças, Direito e Marketing, além de outros. Confira no vídeo a seguir mais uma opção de curso online grátis, e com muita, mas muita qualidade:

21. Centro Paula Souza (CPS)

Outra instituição tradicional e conceituada é o Centro Paula Souza que, há alguns anos, vem investindo em cursos online, em que o aluno pode estudar com qualidade sem qualquer custo, recebendo ao final um certificado de conclusão. Os cursos contam com aulas bem dinâmicas, sendo que as opções mais acessadas são nas áreas de Design Thinking, Gestão de Tempo, Design e Photoshop e Gestão de Conflitos.

22. Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI)

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) está entre os maiores complexos de educação profissional do mundo e, até por isso, conta com uma plataforma exclusiva para cursos online e gratuitos (com certificação), os quais possuem duração média de 12 horas. Dentre as opções oferecidas, destaque para os cursos de Segurança do Trabalho, Desenho Arquitetônico, Educação Ambiental, Finanças pessoais e Empreendedorismo.

23. Senar EAD | SENAR Educação à Distância

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) é uma entidade de direito privado que está vinculada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA e disponibiliza uma ferramenta de aprimoramento para os profissionais do meio rural. Além de gratuitos e online, os cursos disponíveis no portal contam com certificados válidos para todo o território nacional. São mais de 50 opções de estudos, onde o estudante pode se aprimorar em áreas que vão desde Bioma até Produção Vegetal.

Plataformas com cursos online gratuitos (e também pagos) com certificados!

24. Coursera

Talvez a Coursera seja uma das plataformas de maior renome desta lista, pois muitas empresas e univ
ersidades, como IBM, Google, UPenn e Stanford estabelecem parcerias, o que significa que a ideia desses grupos é permitir o acesso às mesmas aulas que os alunos das maiores instituições do mundo assistem. Trata-se de uma plataforma completa que oferece cursos online em diversas áreas do campo de tecnologia, os quais podem ser pagos ou gratuitos, porém as certificações contam com um custo. Dentre as opções abertas ao público, vale destacar Introdução à Filosofia e Engenharia Financeira.

25. Os melhores Cursos de Excel

 

Nós, da EstágioTrainee.com, analisamos os melhores cursos de Excel disponíveis online, escolhemos os 5 melhores, e fizemos um review de cada um para facilitar a vida dos usuários do nosso site que estão procurando desenvolver essa competência.

 

25. Veduca

A Veduca é outra plataforma de ensino online muito acessada e que dispõe de mais de 20 cursos, os quais são realizados em parceira com grandes instituições de ensino. Trata-se de uma opção bem interessante, uma vez que o objetivo do site é disseminar conhecimento por meio de videoaulas e conteúdos digitais que, desse modo, são oferecidos por um custo bem acessível. Todavia, vale reforçar que a plataforma também disponibiliza algumas aulas gratuitas com certificação, após a realização de um teste de conclusão online.

 

26. Prime Cursos

 

Disponibilizando conteúdos online que vão desde programação até gastronomia, a Prime Cursos é uma plataforma essencialmente brasileira que oferece certificado pago, mesmo que as aulas sejam abertas para o público em geral. Trata-se de uma plataforma bem interessante que se dedica em produzir cursos de qualidade.

27. LearnCafe

 

Reunindo milhares de cursos que se dividem entre pagos e gratuitos, a LearnCafe se destaca como uma plataforma dinâmica que abrange diversas categorias de estudo. São formações plenas nas áreas de administração e negócios, direito, meio ambiente, moda, entre outras. Vale destacar que todos os cursos contam com certificado e, no caso de um conteúdo aberto para o público, a certificação tem custo. O interessante é que o site é ideal para quem pretende mudar de carreira ou para aquelas pessoas que desejam entrar no mercado de trabalho.

28. Udemy

 

A Udemy é uma das plataformas mais procuradas por quem deseja adquirir conhecimento em um determinado assunto, principalmente na área de tecnologia. Embora muitos cursos ofertados ali sejam pagos, ainda é possível ter acesso a algumas opções gratuitas, basta dar uma boa navegada pelo site e verificar se a disciplina de sua preferência está aberta. São milhares de cursos em português criados por especialistas no assunto, sendo que, em quase todas as opções, o certificado só é possível mediante o pagamento. Confira no vídeo abaixo se os cursos da Udemy valem a pena:

29. Omie.Academy

Essa é uma plataforma que, em sua essência, auxilia na gestão de pequenas e médias empresas. No entanto, é interessante enfatizar que, com o objetivo de ajudar novos empreendedores em um mercado cada vez mais digital, a Omie vem disponibilizando cursos, como Programação Neurolinguística, Finanças Pessoais, entre outros, sendo que, ao término, o aluno recebe um certificado de conclusão – mediante pagamento.

30. Shaw Academy

Para quem curte assuntos relacionados às áreas de Marketing, Tecnologia, Finanças, Negócios, Música e Fotografia, a Shaw Academy é uma boa pedida, afinal, por meio do ensino à distância a plataforma propõe um sistema de estudo completo que visa preparar quem planeja empreender, a mudar de carreira e tantas outras atividades que visam otimizar as competências necessárias que o mundo corporativo exige.

31. Engeduca

Se você busca por flexibilidade para estudar à distância, a Engeduca é também uma opção bem interessante, afinal, a plataforma conta com conteúdos completos, os quais muitos deles podem ser adquiridos gratuitamente, apesar da certificação ser paga. Dentre os cursos mais acessados na Engeduca, destaque para Gestão da Inovação, Segurança e Saúde no Trabalho e Elaboração de Texto Técnico-Científico, além de tantos outros.

32. Perestroika

Criada em 2007, a Perestroika disponibiliza diversos cursos com certificados, sendo que algumas dessas opções poder sem feitas gratuitamente, basta acessar o site e verificar se a aula de sua preferência está aberta para o público. Trata-se de uma escola livre de atividades criativas, que tem como objetivo principal estimular o pensamento criativo do estudante, através de uma plataforma com temas instigantes, os quais abrangem desde a tecnologia até os segredos do empreendedorismo.

33. EdX Courses

Para quem deseja adquirir conhecimento, bem como novas habilidades (estudando em inglês), sem perder muito tempo, o EdX Courses é, sem dúvida, uma opção interessante, afinal, trata-se de uma plataforma dinâmica que contempla conteúdos de inúmeras áreas com certificados pagos e valores que variam muito. Algumas dessas opções podem ser acessadas gratuitamente e, o que é melhor, estão relacionadas a diversas instituições de renome, como Harvard, Berkeley e MIT.

Agora que você está por dentro de algumas opções interessantes de cursos online, não deixe de buscar aquele que mais se encaixa com a sua necessidade atual dentro do mercado para de fato promover um novo momento em sua vida profissional!

Qualquer dúvida envie um e-mail para: contato@estagiotrainee.com

Criado por EstágioTrainee.com - 2022 | Todos os direitos reservados

Termos de uso | Política de privacidade

CNPJ: 43.137.321/0001-45 | Telefone: (11) 9 4380-4014 | E-mail: contato@estagiotrainee.com
Rua Argeu Maurício de Oliveira, 410, Jardim Paraíso, Botucatu/SP | CEP: 18610-261

bottom of page