Dinâmica de grupo:
tudo o que você deve saber para se sair bem nesta etapa!

Uma das principais ferramentas para fortalecer equipe, a dinâmica de grupo permite que o recrutador perceba nos candidatos algumas competências relacionadas à colaboração espontânea, proatividade e grande capacidade de relacionamento interpessoal.

Quem nunca ficou ansioso por participar de uma dinâmica de grupo que atire a primeira pedra! Esta fase do processo seletivo sempre deixa o candidato apreensivo e é parte fundamental na etapa de escolha do novo colaborador da empresa.

Dentro do processo de escolha do RH, as primeiras etapas contam um número grande de candidatos e as dinâmicas de grupo servem justamente para fazer esse filtro de detectar através de atividades conjuntas as pessoas que têm perfil e potencial para passar para as próximas etapas.  

Além disso, a dinâmica de grupo otimiza um grande tempo de avaliação do RH, pois os candidatos são observados o tempo todo:  comportamento em grupo, capacidade de resolução de problemas com mais pessoas e postura diante das dificuldades.

Vale lembrar que essa avaliação será sempre feita de acordo com o perfil da vaga a ser pleiteada e é acompanhada por profissionais experientes do RH que avaliam o desempenho desse futuro colaborador. Isto não significa que indo bem nesta fase a pessoa está contratada. NÃO! É somente mais um degrau a ser escalado para a próxima fase.

E você como um candidato antenado precisa estar preparado para uma dinâmica de grupo e conquistar mais uma fase rumo ao emprego dos sonhos.

Índice:

Como se preparar para uma dinâmica de grupo?

Uma dinâmica de grupo reunirá várias pessoas em um mesmo local em que todas estão disputando a mesma vaga de emprego. Se você tem dificuldade de falar em público e se expressar diante uma avaliação como essa, saiba que preparar-se para esta etapa você já estará na frente dos seus concorrentes. Ainda mais se for pouquíssimas vagas.

Veja alguns tópicos a serem trabalhados antes da dinâmica de grupo:

  • Seja você! Não tente forçar um personagem na hora, pois a dinâmica é justamente para o avaliador traçar alguns pontos da sua personalidade e verificar se condiz com a vaga do processo.
     

  • Pesquise sobre a empresa antes da dinâmica e assim evitará falar alguma bobeira na hora da avaliação.
     

  • Trabalhe em equipe, pois essa, com certeza, será uma das avaliações durante a dinâmica.
     

  • Facilidade na comunicação e expressão – ter desenvoltura e precisão na hora de defender suas opiniões, aproximação com novas pessoas e postura dentro de um ambiente novo com pessoas desconhecidas.
     

  • Liderança e postura profissional – se a vaga exige um perfil de liderança, mostre durante a dinâmica a sua capacidade de resolver problemas, lidar com a equipe e entrosamento com os demais companheiros de trabalho.

Neste vídeo você vai encontrar um resumo do que é a dinâmica de grupo e quais os principais pontos a serem preparados antes da entrevista.

 

 

Quais as principais atividades realizadas nesta etapa?

São vários tipos de atividades realizadas dentro de uma dinâmica de grupo, principalmente algumas bem informais. Isso acontece porque o departamento de RH quer avaliar os candidatos em outros pontos comportamentais, como engajamento e poder de persuasão dentro do ambiente de trabalho.

Das principais atividades que normalmente são realizadas nas dinâmicas em grupo, podemos destacar a apresentação ao grupo para quebrar o gelo e a ansiedade, os exercícios de criatividade, onde o candidato consegue mostrar suas reais habilidades em determinada atividade e a autoavaliação do grupo, onde a pessoa poderá mostrar suas percepções de todas as atividades neste conjunto. 

Há ainda algumas atividades com cartazes e colagem, bexigas e até jogos que são informais e entram nesta dinâmica de avaliação. Sempre será avaliada a capacidade para uma tomada de decisão em pouco tempo, integração com os demais colegas e como também conhecimentos aprofundados da área que deseja entrar.

Por isso, é legal destacar o foco total do candidato na dinâmica de grupo, atenção com as palavras e o momento certo de se posicionar e falar. A trajetória em busca daquela vaga em uma grande empresa está apenas começando e você é totalmente capaz de ocupar este lugar.

Conheça os principais tópicos a serem avaliados durante uma dinâmica de grupo:

  • Análise comportamental – como o próprio nome sugere, avalia a competência e o comportamento do candidato diante das atividades em equipe;

 

  • Análise de identidade – algumas atividades na dinâmica de grupo serão para avaliar se você reconhece seus pontos positivos, pontos negativos e se sabe onde precisa melhorar enquanto profissional;

 

  • Análise criativa – os recrutadores também promovem dinâmicas em que o candidato deve trabalhar em grupo com resultados que necessitam do exercício criativo e inovação. É uma forma de avaliar o quanto você pode sair “fora da caixa” em situações adversas dentro da empresa;

 

  • Análise de raciocínio lógico – uma das atividades mais comuns neste tipo de processo seletivo é fazer os grupos criarem histórias em um determinado tempo com palavras pré-estabelecidas. Além da avaliação na apresentação e na capacidade do candidato de falar em público, observar a coesão e coerência na hora de criar esta história é o que contará pontos para o candidato.

Como se portar durante a dinâmica?

A postura adequada do candidato durante a dinâmica de grupo será o foco da atenção do avaliador para escolher as pessoas que estarão na próxima fase e é legal estar atento ao comportamento nesta etapa.

Para uma entrevista de emprego, principalmente em uma dinâmica de grupo, menos é mais em tudo. Mesmo que a empresa seja descontraída, evite exageros na hora das atividades, afinal, é o seu perfil profissional que deve chamar a atenção:

  • Traje adequado – nada de extravagâncias, aposte em roupas clássicas e sóbrias para a entrevista. Calça social preta e camisa é um coringa tanto para homens como para mulheres. Se a vaga pede um traje menos formal, a calça jeans de corte reto, lavagem tradicional e uma camiseta básica e clássica são ótimas opções;
     

  • Cuidados pessoais – nem precisa falar que para uma dinâmica de grupo a pessoa precisa estar com o cabelo bem cortado, barba feita ou bem aparada e maquiagem leve para as mulheres;
     

  • Gírias e gestos extravagantes – Cuidado ao pronunciar muitas gírias, falar alto demais ou fazer gestos que ocupem muito espaço, você está em uma dinâmica de grupo para uma vaga de emprego e não em uma confraternização;
     

  • Acredite em você – transmita segurança ao falar e executar as atividades. A ansiedade pode atrapalhar um pouco nesta hora, mas manter o equilíbrio é fundamental neste momento do processo seletivo.

E claro, você pode e deve evitar alguns erros comuns que acontecem em uma dinâmica de grupo. Procure não cair nessas armadilhas e respeitar sempre os candidatos que estão na disputa com você.

 
 

Quais os principais erros a serem evitados?

Você não quer desperdiçar a chance de ingressar naquela empresa tão sonhada, não é? Porém, erros também acontecem principalmente em dinâmicas de grupo.

Ao se preparar para a etapa, é importante conhecer também os pontos de atenção para não jogar aquela oportunidade fora. Alguns erros cometidos são mais comuns do que você imagina. Quer ver?

  1. Não interagir na hora da dinâmica – é normal o candidato estar nervoso para esta etapa do processo seletivo, porém, não se deixe dominar por esse sentimento. Se o próprio nome diz “dinâmica de grupo”, não há a menor chance de você passar para a próxima fase se não interagir com as demais pessoas.
     

  2. Comunicação inadequada – uma coisa é você estar entre amigos, conversando em uma roda de samba em um bar, outra é você prospectar uma vaga de emprego em uma empresa super importante do mercado. Não confunda empatia com a dinâmica de grupo, evite fazer “piadinhas” desnecessárias, falar palavrões ou até mesmo dar aquela escorregada no português. Por mais extrovertido que seja, no ambiente de trabalho a intimidade tem limite.
     

  3. Assumir um personagem – em uma dinâmica de grupo, entrevista ou qualquer que seja a vaga que esteja pleiteando, seja sempre você. Não adianta “achar” que determinado cargo precisa de uma pessoa com um tipo específico de perfil e tentar “forçar” isso na dinâmica de grupo, porque os recrutadores são experientes e vão saber que tudo isso é uma “cena”.
     

  4. Ter bom senso – aqui entram os tópicos que já citamos, tais como, evitar roupas extravagantes, brincadeirinhas fora de hora durante a interatividade, interromper a fala das pessoas e gesticular demais. Tenha a percepção se realmente esses comportamentos são vistos com bons olhos pelo recrutador.
     

  5. Competitividade excedente – se a dinâmica é em grupo e o foco é resolver os problemas propostos com outras pessoas, por que você precisa tentar se sobressair sobre os demais? Falar demais sobre si, assumir uma postura de liderança solitária e não saber trabalhar em equipe com certeza fará o RH descartar o seu perfil como um profissional para a empresa.
     

  6. Não estudar sobre a empresa – isso demonstra o total despreparo e até uma certa despreocupação com a carreira profissional, além do mico de falar em público alguma informação que não tenha nada a ver com a história e os valores da empresa.
     

  7. Chegar atrasado – adversidades acontecem, mas não em um dia importante como uma dinâmica de grupo. Planeje-se para sair de casa com um tempo hábil para chegar à entrevista e preveja os possíveis acontecimentos que poderiam fazer com que você chegasse atrasado, como por exemplo, um congestionamento.

A profissional de RH Gislene Isquerdo tem uma vasta experiência com recrutamento e em seu canal preparou um vídeo com mais 4 erros comuns em Dinâmicas de Grupo.

Vale a pena conferir o ponto de vista de um recrutador com relação ao que não é bem visto na hora da dinâmica.

 
 

Para se sair bem na dinâmica de grupo:

Entre os principais fatores que estão relacionados com um possível mal desempenho de um candidato na dinâmica de grupo é controlar o nervosismo e a ansiedade.

Esses dois sentimentos impedem que você expresse sua personalidade em grupo e inibe as boas atitudes como profissional na hora de mostrar interatividade e total capacidade de resolver problemas no coletivo.

Veja algumas dicas para relaxar antes da dinâmica de grupo e arrasar em mais uma etapa do processo seletivo:

  • Um dia antes da dinâmica, procure ler livros e artigos leves, que faça com que você se  sentir bem e com a cabeça relaxada;

 

  • No caminho para a entrevista, ouça uma música relaxante que você goste muito e que remeta a lugares em que se sinta em paz;

 

  • Evite pensamentos negativos. Foque apenas no que for positivo e que eleve sua autoconfiança;

 

  • Antes de começar a dinâmica, procure conversar com as outras pessoas que também estarão no mesmo processo que você. Uma conversa descontraída pode aliviar a tensão antes das atividades de avaliação;
     

  • Confie sempre na sua capacidade, afinal você não está nesta etapa à toa. Acreditar no seu potencial profissional e, acima e tudo, que você é capaz e merece essa vaga vai lhe trazer uma segurança durante o processo que é bem observado pelo recrutador.

Agora é se preparar para conquistar o seu lugar no mercado de trabalho. Não deixe o medo dominar seus sentimentos e pesquise sempre sobre a empresa para onde se candidatou.

E no caso de uma resposta negativa após a dinâmica de grupo, jamais deixe-se abalar! Leve como uma experiência de crescimento profissional para novos processos que irão surgir.

Talvez o seu perfil profissional naquele momento não se enquadre nesta empresa, mas há muitas outras que precisam do seu trabalho.

Participar de uma dinâmica de grupo é a oportunidade de se motivar no trabalho, de conhecer um mundo desconhecido, de demonstrar o seu talento e sua capacidade de contribuir com o crescimento da empresa e de encarar novos desafios profissionais.

 

Alguns processos seletivos abertos:

 

Abaixo separamos alguns processos seletivos que você pode ter interesse, caso queira ver mais acesse nossa página exclusiva de estágios e trainees

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload