18 opções de PROFISSÕES DO FUTURO para você!

Inúmeras possibilidades de profissões surgem no mercado, assim como o desaparecimento de tantas outras. E isso está relacionado às constantes inovações em diversas áreas de negócios que, gradativamente, nos provoca à reflexão sobre como uma sociedade pode se adaptar a essas mudanças!

“Transformação”! Talvez, esta seja a palavra que poderíamos abrir o artigo de hoje. É cada vez mais notório o fato de que muitas carreiras, tida como tradicionais, passarem por grandes transformações, denotando que atividades vistas como promissoras podem se tornar obsoletas.

Mas, será que estamos preparados para encarar todas essas mudanças? Se não estamos, deveríamos nos prepararmos, uma vez que, em diversas áreas, há uma macrotendência para novas possibilidades, dentre as quais, setores de tecnologia, demografia, biotecnologia, meio ambiente, migração e tantos outros.  

Índice:

Revolução Tecnológica resulta em: Profissão do Futuro!

Falar de um futuro tecnológico é algo que há muito tempo predomina em um debate sobre as profissões no mundo, que abordam questões sobre mudanças que podem afetar nossas vidas.

O fato é que uma revolução tecnológica já está em curso e isso é o resultado de transformações ocorridas em âmbitos sociais, econômicos, políticos e ambientais que, naturalmente, permitiram o surgimento de novas carreiras, bem como o desaparecimento de outras.

Trata-se de um cenário bem notório e palpável em que, até pouco tempo, era visto apenas como uma situação possível em filmes de ficção. As tendências de comportamentos sociais, relacionadas ao que alguns chama de 4ª Revolução estão refletidas nas gerações atuais.

Até recentemente era comum as pessoas buscarem estabilidade profissional, sendo que hoje, com a geração Millennials, há uma conexão mais direta com as transformações tecnológicas, econômicas e sociais.

Há uma naturalidade das coisas que para a geração anterior não existia. Ter um smartphone, por exemplo, para os Millennials é importante - em alguns casos possui o mesmo peso de um plano de saúde.

Mas, isso não significa que uma geração é melhor que a outra. Na verdade, são realidades diferentes que possuem valores importantes e condizentes com cada período da História.

No vídeo abaixo, é possível entender melhor como funciona toda essa dinâmica:

Receio de mudanças resulta em: Profissão do Futuro!

Com tantas transformações, há uma espécie de receio por parte de algumas pessoas acerca das profissões do futuro.

E isso pelo simples fato de que, com o avanço da tecnologia, muitas previsões especulam a possibilidade de alguma forma de trabalho deixar de existir.

Trata-se de um fenômeno meio que natural na história da sociedade contemporânea. Ou você acha que ainda deveria existir o entregador de gelo – profissão comum, antes da geladeira ser um item popular?

Para alguns futurologistas, nos próximos 10 ou 15 anos, 10% dos empregos de hoje serão substituídos por softwares. A contraparte disso é que essa evolução vai criar novas profissões.

Além disso, quando uma atividade laboral não some do mapa por completo, ela apenas sofre uma mudança – geralmente é o que mais acontece. Exemplo disso é a profissão de Contador que hoje pode contar com os softwares de gestão financeira.

O futuro das profissões...

É sempre arriscado fazer previsões quanto às profissões do futuro, principalmente quando a carreira em questão está ligada ao ramo de tecnologia. E por que isso? Oras, como as soluções tecnológicas estão sempre mudando, a chance de tais previsões se mostrarem equivocadas é bem grande. E como se trata de uma dinâmica inerente a esse setor, muitas vezes é preferível correr tal risco, inclusive para o mercado poder “especular” quais tecnologias devem prevalecer.

Uma área promissora é a Tecnologia da Informação (TI) que trabalha com Inteligência Artificial, Machine Learning e Internet das Coisas – que em inglês é Internet of Things (IoT).

Ainda no âmbito da internet, profissões que tendem a crescer são aquelas atreladas à disseminação do conhecimento na rede, como Produtores de Conteúdo, bem como o mercado de criação de cursos online - cada vez mais especializado e disseminado.

Quer saber um pouco mais sobre quais carreiras serão promissoras em diversos setores do mercado? Então, confira abaixo uma lista com as profissões em alta nas áreas de Tecnologia, Saúde, Qualidade de Vida, Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Sustentabilidade, Direito, Recursos Humanos, Infraestrutura, Marketing e Finanças!

Tecnologia

Analista de Big Data - Essa profissão é responsável por colher e interpretar diversos tipos de dados gerados por softwares e sistemas, os quais são transformados em informações úteis empregadas no desenvolvimento de negócios e objetivos gerais. Trata-se de uma quantidade estratosférica de dados a serem analisados e, até por isso, um profissional de Big Data deve saber identificar, categorizar e analisar o conteúdo das informações que chegam em rápida velocidade, além de dominar a técnica de armazenagem desses dados. 

Desenvolvedores de softwares - Quem trabalha com desenvolvimento de softwares precisa ter domínio de análise e realização  de manutenção em plataformas e linguagens, sendo que essas ferramentas são responsáveis pela criação de sistemas novos que auxiliam nos serviços dos negócios. Em geral, são construtores de um mundo digital que desempenham atividades com base no uso de computadores, programas e tecnologia da informação.

Especialista em Inteligência Artificial - A Inteligência Artificial é sinônimo de futuro e quem ignora esse fato está a fechar os olhos para um mercado promissor. Trabalhar com IA é ter domínio em pesquisa e desenvolvimento de mecanismos sob medida para o objetivo do cliente. Sem dúvida, é uma atividade que também está relacionada aos profissionais de Big Data e TI, em razão de máquinas que dependem de fontes robustas de dados para a tomada de decisões.

Saúde

Técnico em Telemedicina – Recentemente essa profissão foi regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina e, apesar de inúmeras polêmicas, o profissional em Telemedicina trabalha basicamente com atendimentos à distância,  ou seja, a ideia é levar diagnósticos e tratamentos para pacientes que moram em áreas mais remotas e que não têm condições de se deslocarem até uma equipe médica, situada em centros urbanos, por exemplo.

Bioinformacionista - Essa profissão também trabalha com informação genética, em que o profissional precisa saber mesclar técnicas clínicas com o conhecimento em desenvolver novos medicamentos. Um carreira que está diretamente relacionada com a inovação e a macrotendência do envelhecimento da população em geral.

Qualidade de Vida

Walker Talker - Essa profissão também poderia ser classificada tanto na área de tecnologia quanto na área da saúde. Trata-se de uma atividade em que o profissional autônomo disponibiliza seu tempo para escutar clientes idosos, através de uma plataforma online. Vale ressaltar que não se trata de uma atividade de “Cuidador de Idoso” ou uma espécie de “Enfermeiro”, mas consiste em fazer companhia  a essas pessoas, de forma online, para que não se sintam sozinhas no dia a dia.

Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Coach - Essa é a profissão do momento que visa ajudar outras pessoas a evoluírem em diversas áreas de suas vidas e, é claro, de suas carreiras. O profissional de Coaching trabalha com ferramentas que têm por intuito auxiliar quem está tendo dificuldade em definir estratégias mais assertivas acerca de objetivos, metas e desejos. Trata-se de uma carreira que não exige formação específica em uma determinada área, mas é interessante ressaltar que, assim como em todas profissões, é necessário estudar muito e participar de treinamentos para ser um diferencial no mercado.

Confira abaixo 3 habilidades que você precisa ter para ser um Coach de sucesso:

Coordenador de Desenvolvimento do Conhecimento - Essa é outra carreira que trabalha com aconselhamento, mas com um foco mais voltado às corporações. Um Coordenador para o Desenvolvimento do Conhecimento vai trabalhar a educação continuada dentro de uma empresa, para que os funcionários possam desenvolver a capacidade de se manterem atualizados em suas áreas de atuação, a partir de indicações de leituras e viagens, além de cursos que contemplem tanto a educação formal quanto a  educação complementar dos colaboradores de uma Organização.

Sustentabilidade

Tecnólogo em Energias Renováveis - A preocupação com a pauta ambiental está cada vez mais ganhando força e a tendência é que os recursos alternativos sejam uma realidade em nosso dia a dia. No mercado de trabalho, a importância em valorizar a sustentabilidade está refletida em algumas profissões, como o Especialista em Energias Renováveis que planeja, opera e faz a manutenção dos sistemas que produzem energias eólicas, solar, biomassa, hidráulica, entre outras - sempre seguindo rigorosamente as normas técnicas e de segurança.

Gestor de Resíduos - O profissional dessa área trabalha com a gestão de toda matéria oriunda de hábitos de consumos da população mundial - produzida massivamente. Esses hábitos resultam em uma quantidade absurda de resíduos, sendo que, boa parte do descarte está sendo lançado no espaço - até porque o Planeta não comporta mais todo o material produzido. Como estamos a falar de uma situação muito séria para o futuro da Terra, essa profissão vai ter grande demanda pela frente.

Direito

Perito Forense Digital - Cada dia mais populoso e obscuro, o ambiente online vem exigindo a atuação de um Perito Forense Digital, principalmente nos setores governamentais, de segurança e corporativos. Trata-se de uma profissão que a cada ano exigirá domínio na identificação e rastreamento de crimes cibernéticos.

Recursos Humanos

Gestor de Qualidade de Vida - Muitas empresas necessitam de um profissional que saiba auxiliar seus colaboradores a desenvolverem a melhor forma de conquistar um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. E isso pode ser desenvolvido por um gestor que tenha experiência prévia no setor de Recursos Humanos e que, além disso, saiba como conscientizar as pessoas sobre a importância de melhorar as condições de trabalho dentro de uma Organização.

Infraestrutura

Logística Avançada - Apesar de também ser uma área existente no mercado, o Gestor em Logística Avançada tende a ser um profissional muito requisitado pelas empresas, não somente porque as corporações precisam de pessoas que saibam como controlar estoque e envio de mercadorias, mas também que saiba responder pela inteligência operacional e processual dos negócios, cuidando de itens como transporte, armazenamento, compras, distribuição e entrega dos produtos. E, para completar, esse profissional precisa saber operar muito bem drone e veículos autônomos.

Marketing

Creators - Também conhecidos como Digital Influencers, os Creators trabalham basicamente com criação de conteúdo para a Internet, além da promoção de vários tipos de produtos e serviços nas Redes Sociais.

São pessoas que sabem como criar estratégias de vendas e de como fazer com que uma marca venha a se conectar com o público de forma mais natural e orgânica.

Confira, abaixo, dicas práticas para ser um Influenciador Digital:

Profissional de Marketing Digital - Sem dúvida, o Marketing é uma carreira das antigas, mas com as constantes transformações tecnológicas, ele vem se fortalecendo cada vez mais no meio online. Para se ter uma ideia, há várias vertentes sendo criadas para prestação de serviço na internet. O Profissional em Marketing Digital, para se destacar, precisa ter conhecimento pleno de como funciona o e-commerce e quais tecnologias digitais utilizar de forma assertiva nos projetos. Dentre os profissionais mais procurados nessa área, destaque para os Analistas de Mídias.

 

Gestor de Comunidade - Lidar com consumidores e comunidade ao redor de uma empresa é um dos principais papéis desse profissional. Trata-se de uma atividade que tende a ser cada vez mais valorizada no mercado, em razão de demandar pessoas que saibam como trabalhar com opiniões de consumidores de um determinado produto, melhorando, deste modo, o negócio e o posicionamento da empresa com esses respectivos clientes. Um profissional bem capacitado em Gestão de Comunidade é essencial dentro das organizações, pois além de ser o responsável pela verificação do posicionamento da marca, também monitora a concorrência e identifica as oportunidades de negócio.

Finanças

Especulador de Moedas Alternativas – Pouco a pouco as criptomoedas estão ganhando espaço no mercado das finanças. Novos sistemas de suporte, como por exemplo o Blockchain, estão sendo desenvolvidos, sempre com o intuito de garantir a segurança de sistemas que trabalham com envio e recebimento de dados. Deste modo, quem for capacitado em criar e fazer a manutenção desses processos, certamente terá um futuro bem promissor no ramo das Bitcoins e afins.

Saiba como trabalhar com criptomoedas no vídeo abaixo:

Gestor Financeiro - Essa carreira ainda está entre as mais importantes do setor financeiro, uma vez que dentro das instituições públicas e privadas é necessário contar com profissionais que tenham o talento de tomar decisões que, até agora, nenhuma máquina é capaz de tomar. Mesmo que o mundo esteja evoluindo para situações em que computadores já estão fazendo cálculos melhor que humanos, as empresas ainda estão preferindo pessoas de verdade que sejam experts em gerir o dinheiro dos negócios corporativos para que, assim, as contas sejam mantidas no azul.