Prog. de Trainees 2018 | Tereos

Sobre a empresa:

De origem francesa, a Tereos foi o primeiro grupo estrangeiro do setor sucroenergético a investir no Brasil.

É o terceiro maior produtor de açúcar no mundo e um dos maiores fabricantes globais de etanol. No Brasil, também é considerada a terceira maior produtora de açúcar.

 

No estado de São Paulo, a melhor área agrícola brasileira para o cultivo de cana-de-açúcar, concentra suas sete unidades de processamento - Andrade, localizada no município de Pitangueiras (SP), Cruz Alta, na cidade de Olímpia (SP), São José, em Colina (SP), Mandu, em Guaíra (SP), além das unidades Severínia e Tanabi, próximas as cidades de mesmo nome, e Usina Vertente, em Guaraci (SP). As unidades Cruz Alta e Andrade também são refinarias.

 

Em dezembro de 2016, o Grupo Tereos assumiu 100% do controle da Guarani S/A, que passou a se chamar Tereos Açúcar e Energia Brasil – e é detentora da marca Guarani, voltada para o varejo, e produtora de etanol e energia elétrica, proveniente da cogeração do bagaço de cana-de-açúcar.

 

Ainda sob o guarda-chuva da companhia está a Tereos Amido & Adoçantes Brasil, que diversifica o portfólio com a fabricação de produtos derivados de milho e mandioca, localizada no município de Palmital (SP).

 

O Grupo Tereos coordena hoje 49 unidades, em 16 países, com produtos distribuídos em mais de 100 países, com receitas de 4,2 bilhões de euros anuais.

 

Saiba um pouco mais sobre a empresa no vídeo abaixo:

 

 

Sobre o Programa:

 

O Programa de Trainees Tereos busca talentos que tenham atitudes diferenciadas para superar os desafios do setor, sejam engajados e comprometidos na busca pela excelência em tudo o que fazem, e sejam resilientes para se adaptar às mudanças em diferentes cenários.

Nosso objetivo é formar e desenvolver jovens profissionais, por meio de um programa estruturado, focado no aprendizado contínuo e na experiência prática.

Temos uma programação focada no apoio ao desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais, além de ampliar a visão de negócios e prover desafios que acelerem o aprendizado dos jovens profissionais:

 

  • Integração Tereos: Uma semana dedicada a conhecer nossas principais áreas de negócios.

  • Mão na Massa: Realize projetos multidisciplinares com muita prática.

  • Plano de Desenvolvimento: Projetos ministrados pelos gestores diretos.

  • Treinamento Tereos: Receba treinamentos de inovação, gestão do tempo, etc.

  • Mentoria/ Coaching: Atividades de autoconhecimento

Pré-requisitos:

 

  • Formação superior concluída no período de dezembro/2015 a dezembro/2017;

  • Fluência em Inglês ou Francês;

  • Domínio das ferramentas de informática;

  • Sólida bagagem acadêmica;

  • Disponibilidade para residir no interior de São Paulo.

Benefícios:

 

  • ​Salário compatível com o mercado;

  • Participação nos lucros e resultados;

  • Plano de Saúde;

  • Previdência Privada;

  • Reembolso odontológico;

  • Restaurante na empresa;

  • Seguro de vida;

  • Transporte;

  • Vale Alimentação.

Áreas:

Agrícola:
É a responsável pela produção e entrega da matéria-prima para as unidades industriais. A produção de cana-de-açúcar envolve as etapas de arrendamento da área, preparo do solo, plantio e tratos culturais. A entrega da matéria-prima se inicia pela colheita da área e termina com o transporte dos colmos até a indústria.

Com os objetivos de suportar e otimizar todo este processo, também engloba a área agricola os setores de manutenção automotiva, planejamento e controle agrícola, desenvolvimento técnico e negócios agrícolas.

Indústria: É responsável pelo processamento de toda cana colhida no campo, transformando-a em açúcares, etanol e energia. Do caldo transformamos através de reações químicas, físicas e biológicas, em açúcar e etanol.

Já a fibra da cana (bagaço), é utilizada como combustível em caldeiras para gerar energia motriz e térmica, utilizados no próprio processo e também para exportação de energia elétrica.

A área industrial também engloba a manutenção e movimentação de açúcar e etanol.

Supply Chain: É responsável por toda a cadeia de suprimentos da Tereos Açúcar e Energia Brasil, que começa na terra e vai até o cliente final.

Além de realizar o planejamento de toda a cadeia de forma integrada, também executa atividades chave como o suprimento de matéria prima, materiais, serviços, equipamentos e a entrega dos produtos finais aos mercados abastecidos pela empresa, garantindo dessa maneira o fluxo de materiais de ponta a ponta.

 

Finanças: É responsável pelas definições relativas à situação financeira da Companhia e pela execução de atividades que ajudem a garantir o controle financeiro e a assegurar a maximização dos resultados financeiros.

Mapeamento de processos internos e dos riscos envolvidos nos mesmos, de forma a mitigar riscos e aumentar a confiabilidade; controle contábil, controle de custos no nível operacional e elaboração de relatórios contábeis; elaboração do orçamento anual, planejamento de médio prazo, análises estratégicas, reporte ao controlador, comparações real vs. orçamento e verificação do fechamento de resultados mensal; negociação de financiamentos, contato com bancos, elaboração e execução da estratégia de estrutura de capital, elaboração e execução da estratégia de hedge; controle de caixa e de documentação/execução de operações de tesouraria e contas a pagar; análise e execução de definições, controles e execução de operações relativas a tributos.

 

Jurídico: Atua como parceiro do negócio, interagindo com todas as áreas da Companhia e cumprindo o seu papel tanto no âmbito preventivo quanto no contencioso. 

A equipe é responsável pelo atendimento aos clientes internos e externos, sempre em garantia aos direitos da Companhia e o cumprimento da legislação e normas internas.

 

Sustentabilidade: A visão da área envolve a produção de matérias-primas, o gerenciamento dos processos industriais, administrativos e comerciais, a qualidade de seus produtos, o relacionamento com a comunidade, a preservação ambiental e a satisfação dos clientes e acionistas.

A área engloba Saúde e Segurança do Trabalho, Meio Ambiente, Segurança Empresarial, Sistema de Gestão da Qualidade/Certificações/Sustentabilidade e Laboratório de Pagamento de Cana (PCTS), com abrangência em todas as áreas da Companhia.

 

Recursos Humanos: É responsável por estabelecer uma relação de parceria estratégica com todas as áreas da companhia, visando atrair, desenvolver e reter equipes de alta performance, garantindo assim resultados altamente significativos para a Tereos. 

É um time multidisciplinar com áreas que atuam em Atração, Remuneração, Desenvolvimento, RH Serviços, Benefícios e Relações Trabalhistas e Sindicais.

 

Comercial: É responsável pelo planejamento estratégico e operação de vendas e marketing de açúcar para o mercado B2B e B2C, planejamento de originação e venda de Etanol e Energia, operação de vendas e derivativos para o mercado de exportação de açúcar. Análise de inteligência de mercado com foco em previsão de safra e curva de preços de mercado para dar suporte a operações de derivativos e decisões estratégicas de logísticas e comercial.

Definição de processos de Route to Market, segmentação e estratégia de equipe de vendas, acompanhamento e planejamento de volume e preços, atendimento e prospecção de clientes, com foco em ganho de rentabilidade e eficiência. Planejamento e execução das estratégias de marketing como criação, produção e veiculação de conteúdos para mídia tradicional (TV, Radio, OOH, Print Ads), digital (Mail, Display, Programática, Social Mídia) e trade marketing (Key Accounts OFF Premise). Planejamento e desenvolvimento da plataforma de CRM e programa de fidelidade (B2B e B2C).

 

TI: É responsável por oferecer novas soluções de tecnologia da informação e manter as atuais aplicações e processos disponíveis funcionando de maneira adequada para todas as unidades de negócios da Tereos Brasil.

A TI tem um papel fundamental no processo de transformação através da aproximação das áreas de negócios para captura de novas necessidades e oportunidades, alinhando o portfólio de projetos e recursos com as estratégias de curto e longo prazo da organização.

Etapas do processo seletivo:

 

  • Inscrições online: de 29 de maio até 22 de julho.

  • Provas online (Atualidades, Raciocínio Lógico e Idiomas - inglês ou francês): 27 de julho a 16 de agosto.

  • Dinâmicas de Grupo: 2 a 6 de outubro.

  • Painel de Negócios e Entrevistas com Gestores: 20 a 24 de novembro.

  • Início do trabalho: 22 de janeiro.

Sobre as cidades com vagas:

Colina:
Tem aproximadamente 17 mil habitantes e fica a 21 km de Barretos. A cidade se destaca na criação de cavalos de raça, por isso se tornou conhecida em todo o Brasil como “Capital Nacional do Cavalo”. A tradição é tamanha que Colina já formou cavaleiros olímpicos e atrai turistas de todo o Brasil interessados na prática.

 

Guaíra: Tem aproximadamente 32 mil habitantes e fica a 42 km de Barretos. A cidade conta com 8 clubes recreativos e um bosque público com extensa área para lazer. As fontes de emprego estão principalmente na agricultura e pecuária.

Guaraci: Tem 10 mil habitantes e fica a 75 km de São José do Rio Preto. A cidade é o segundo município paulista em áreas inundadas por usinas, perdendo apenas para Ilha Solteira.

Olímpia: Tem 53 mil habitantes e fica a 54 km de São José do Rio Preto. O turismo movimenta a cidade por 2 motivos: o thermas de águas naturais - um dos mais importantes parques aquáticos do Brasil e o Folclore – já que abriga todos os anos o “Festival Nacional do Folclore”.

Pitangueiras: Tem aproximadamente 35 mil habitantes e fica a 51 km de Ribeirão Preto. A economia é baseada principalmente na agropecuária.

Severínia: Tem aproximadamente 15 mil habitantes e fica a 55km de Barretos. A cidade chama a atenção pela excelência em segurança, por conta de um dos mais baixos índices de violência do Estado de SP.

Tanabi: Tem aproximadamente 24 mil habitantes e fica a 42km de São José do Rio Preto. A atração da cidade é o Parque Ecoturístico, com uma área extensa destinada ao lazer: pista de skate, quadras poliesportivas, área de alimentação, playground, pista de caminhada e 2 lindos lagos.

Palmital: Tem 21 mil habitantes e fica a 37 km de Assis e 50km de Ourinhos. A cidade, assim como a região tem tradição no carnaval de rua e em rodeios. Além disso, Palmital realiza todos os meses de janeiro uma das maiores festas de Santos Reis do Brasil.

Veja o vídeo de manifesto Trainee Tereos:
 

 


 



Inscrições até: 22 de julho.

 

Veja outros processos seletivos de Trainee ou Estágio com inscrições abertas.

Please reload

Procuro por:

-