top of page

De Trainee a Coordenadora de Algodoeira: A jornada de Roselaine Aparecida na AMAGGI


Em mundo onde as mudanças acontecem cada vez mais rápido e de forma muitas vezes complexa, conquistar uma posição desejada em uma empresa de renome como a AMAGGI pode parecer uma jornada desafiadora.


No entanto, para Roselaine Aparecida, esse desafio se transformou em uma oportunidade de crescimento e aprendizado.


Roselaine, graduada em Engenharia de Produção Agroindustrial pela UNEMAT (Barra do Bugres/MT), ingressou na AMAGGI em 2020 como Trainee Algodoeira. Desde então, seu compromisso, paixão e determinação a levaram a alcançar o cargo de Coordenadora de Algodoeira.

Nesta conversa Roselaine compartilha insights valiosos sobre sua jornada na AMAGGI e as estratégias que a ajudaram a superar os desafios do processo seletivo. Desde suas experiências extracurriculares até os obstáculos enfrentados no ambiente de trabalho, ela oferece conselhos práticos para aqueles que aspiram seguir uma trajetória semelhante. Abaixo estão os tópicos formulados por nossa equipe da EstágioTrainee.com e as respostas na íntegra compartilhadas pela Roselaine:


✔️ EstágioTrainee.com: Comente sobre pontos que você acredita que contribuíram para conseguir a aprovação no Programa de Trainee da AMAGGI: Roselaine:Realizei estágio voluntário no campus da Universidade paralelamente com o desenvolvimento do meu trabalho de conclusão de curso, onde pude colocar em prática atividades antes vistas apenas na parte teórica e entender que essa era a área de atuação que eu almejava.


Sempre busquei me aperfeiçoar, então realizei vários treinamentos e cursos extracurriculares voltados para os setores em que eu gostaria de atuar e acredito que esse seja um diferencial, focar em se desenvolver e adquirir conhecimento principalmente voltados as suas possíveis escolhas e setores de atuação.“


✔️ EstágioTrainee.com: Comente um pouco sobre os principais fatores que te chamaram a atenção para se inscrever no Programa de Trainee da AMAGGI:


Roselaine: A AMAGGI é uma empresa muito bem estruturada e de grande importância nos seus setores de atuação. Para um recém-formado e ainda sem experiência profissional, a aprovação em um programa de trainee é uma excelente oportunidade de aprender sobre os processos, procedimentos e áreas de atuação, bem como, colocar em prática conceitos até então vistos apenas na teria durante a graduação.“


✔️ EstágioTrainee.com: Compartilhe um desafio interessante que enfrentou durante sua atuação até o momento na AMAGGI como superou tal desafio e o que aprendeu com essa experiência:


Roselaine: Temos a visão de que o “AGRO” ainda é um ambiente machista, e no meu setor de atuação, 95% dos trabalhadores são homens. No primeiro mês de trabalho, senti que talvez pudesse sofrer com isso, porém, a AMAGGI tem uma integração muito boa de mulheres nas frentes de trabalho e essa discriminação não ocorre por aqui. Cada dia mais vemos mulheres a frente das principais operações.“


✔️ EstágioTrainee.com: Compartilhe 2 dicas que você acredita que ajudariam outras pessoas que estão se preparando para processos seletivos concorridos (de preferência coisas que foram úteis para você ter sucesso no Trainee da AMAGGI).


Roselaine: Sabemos que a maioria dos inscritos nos processos seletivos de trainee são jovens, recém-formados e na grande maioria das vezes sem experiência profissional, e isso não é um problema desde que você demonstre interesse e esteja disposto a aprender e lidar com desafios diários do seu setor de atuação.


Busque sempre por oportunidades em empresas que você se identifique com a missão, visão e valores que ela possua, pois assim, será mais fácil a adaptação, vestir a camisa da empresa e praticar conceitos importantes, como o conceito de dono.“

*Na imagem acima está Roselaine Aparecida Silva Lins em um dos ambientes de atuação da AMAGGI.

 

A jornada de Roselaine na AMAGGI é um testemunho inspirador de como a determinação, o compromisso e a paixão podem abrir portas mesmo nos ambientes mais desafiadores. Ao compartilhar suas experiências e insights neste artigo, ela ofereceu uma breve visão sobre o que é preciso para alcançar o sucesso em um processo seletivo concorrido e florescer em um ambiente profissional exigente.

Desde seu engajamento em atividades extracurriculares até sua abordagem proativa para enfrentar desafios no local de trabalho, Roselaine demonstrou que a perseverança e a vontade de aprender são os pilares fundamentais para o crescimento profissional.

Que a história de Roselaine inspire todos nós a perseguir nossos sonhos com coragem e convicção, sabendo que o caminho para o sucesso é pavimentado com trabalho árduo, resiliência e um desejo inabalável de crescer e evoluir.


 

Sobre os processos seletivos na AMAGGI: A empresa abre inscrições para os Programas de Estágio e de Trainee ao longo do ano. Você pode ficar por dentro das oportunidades acompanhando o site oficial da empresa, o perfil do Linkedin da empresa, feiras de carreira da sua região e sites de divulgação de Programas de Estágio e Trainee (como o próprio EstágioTrainee.com).


 

Sobre a FALM: A Fundação André e Lucia Maggi (FALM) é uma instituição sem finalidade econômica e responsável pela gestão do Investimento Social Privado da AMAGGI. Criada em 1997, a FALM contribui para o desenvolvimento local de pessoas e comunidades, por meio de ações focadas em temas centrais, como agricultura familiar, qualificação profissional e empregabilidade, empreendedorismo e fortalecimento de organizações sociais.

Sobre a AMAGGI:

Fundada em 1977, a AMAGGI é a maior empresa brasileira de grãos e fibras. Presente em diversas etapas da cadeia do agronegócio, a companhia atua na produção agrícola de grãos, fibras e sementes, originação, processamento e comercialização de grãos e insumos. Além de transporte fluvial e rodoviário de grãos, operações portuárias, geração e comercialização de energia elétrica renovável. Com sede em Cuiabá (MT), a AMAGGI está presente em todas as regiões do Brasil, com fazendas, armazéns, escritórios, fábricas, frota fluvial e rodoviária, terminais portuários e centrais hidroelétricas. No exterior, a empresa possui unidades e escritórios na Argentina, China, Holanda, Noruega, Paraguai, Suíça e Singapura. A AMAGGI comercializou cerca de 20 milhões de toneladas de grãos e fibras em todo o mundo em 2023, possui uma base de relacionamento comercial de aproximadamente 5,6 mil produtores rurais e produz anualmente cerca de 1,5 milhão de toneladas de grãos e fibras, entre soja, milho e algodão.

Comments


bottom of page