Divulgue um processo seletivo, clique aqui.
Mais processos seletivos com inscrições abertas!
... ou então clique aqui e confira outras milhares de vagas em empresas menores.
.
O que é estágio?
O estágio é um tipo de experiência profissional que complementa os estudos de uma determinada área de formação.
Só pode ser chamado de estagiário o trabalhador que tiver vínculo ativo com alguma instituição de ensino. Assim, se a pessoa não estiver estudando, não é possível ser estagiária.
Qual a importância do estágio?
Durante o estágio, o estudante tem a possibilidade de aprender, de forma prática, temas fundamentais de sua profissão.
Embora se identifique com o curso, pode ser que a pessoa não se adapte à área. Mesmo que não garanta um emprego fixo futuro na área de atuação escolhida, o estágio é uma oportunidade de atuar juntamente com profissionais renomados no mercado e desenvolver contatos que poderão ser úteis futuramente.
Qual a diferença entre estágio e emprego?
Como não é caracterizado como um vínculo empregatício, sob o estágio não são atribuídos devidos encargos sociais, trabalhistas e previdenciários.
Para isso, o registro do estágio é realizado por meio de um Contrato de Estágio que é um acordo feito entre o estudante, a instituição de ensino e a empresa.
Neste termo devem estar previstos:
-
Condições do estágio (de acordo com a proposta pedagógica do curso);
-
Modalidade de formação;
-
Horário;
-
Calendário escolar.
Qual a diferença entre estágio e jovem aprendiz?
O estágio não possui vínculo empregatício, mas deve ser seguido os requisitos previstos na legislação.
Já o jovem aprendiz tem vínculo empregatício tendo que ser feito até mesmo o registro na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
O jovem aprendiz conta com um contrato especial e também tem um prazo determinado, mas ele tem a garantia do salário mínimo-hora.
O contratado neste tipo de trabalho tem direito a férias, décimo terceiro, vale-transporte, vale-refeição, contribuições previdenciárias, assistência médica e odontológica e depósito do FGTS.
No caso do estágio não é obrigatória a concessão de bolsa ou outro tipo de auxílio.
O que as empresas esperam de um estagiário?
Para uma empresa, contratar estagiários é uma forma de acompanhar a evolução do mercado e simplificar a entrada de estudantes no mercado de trabalho. Quando bem executado o processo seletivo pode atrair jovens realmente qualificados para a profissão.
Como são os processos seletivos de estágio?
Existem dois tipos de processos seletivos para estágio:
-
Empresas de médio e grande porte - que contam com um programa estruturado em etapas: seleção de currículos, testes online, dinâmica de grupo e entrevista individual.
-
Pequenas Empresas – em que as contratações consistem em recebimento de currículo e entrevista.
Dicas para conseguir a aprovação?
Três pontos básicos que devem ser estudados para aumentar as chances de aprovação são:
-
Autoconhecimento do candidato: O candidato precisa procurar saber seu perfil profissional, seus pontos fortes e pontos fracos, para entender como poderá contribuir com a empresa.
-
Conhecer a empresa: O candidato precisa também procurar conhecer a empresa a qual está se candidatando, a cultura da empresa, os valores, e, se possível, procurar entender quais a habilidades e competências que a empresa está buscando no candidato.
-
O candidato precisa conhecer técnicas para mostrar seu potencial em cada etapa do processo seletivo, procurando fazer a conexão entre o que a empresa procura e as habilidades e competências que ele tem.
Em processos seletivos para estágio o mais importante são competências comportamentais(soft skills). Mas habilidades técnicas (hard skills) ajudam. Caso você queira acessar nossas recomendações, sobre curso de AutoCad, curso de Excel, curso de Power BI, temos alguns review das melhores opções disponíveis na internet.
-