Programas de Trainee com inscrições abertas:

Please reload

Tópicos da página:

Lista de salários das empresas + datas dos processos seletivos:

Selecionamos as empresas que abriram inscrições para pelo menos um processo seletivo nos últimos 3 anos e organizamos cada uma pelo trimestre que costumam lançar seus Programas.
 
Essas informações são aproximadas, tais foram baseadas em depoimentos de trainees, pesquisas da nossa equipe e conteúdos disponíveis na web. Clique aqui para visualizar!


É importante frisar que essa página está em constante evolução e caso você tenha alguma informação para acrescentar gostaríamos muito de saber. :)

O que é Trainee?

A tradução da palavra Trainee é “Treinamento”, ou seja, um programa direcionado a jovens que estejam em fase final de estudos na faculdade ou recém-formados, em que grandes empresas disponibilizam cargos para treinar esses profissionais para exercer papéis importantes dentro da organização no futuro.

Quando o jovem é selecionado para um programa de Trainee, ele passará por um planejamento de etapas com duração entre 6 a 24 meses, dependendo da empresa.

Ao longo do Programa esse Trainee poderá mostrar suas habilidades, absorver conhecimentos e cultura corporativa, além de mostrar que é um grande talento profissional para a organização.
 

Após esse período, fica a critério da empresa simplesmente encerrar o contrato ou optar por efetivar o profissional.

Trainee é diferente de estágio?

Essa é umas das dúvidas mais frequentes, entretanto, o objetivo de ambos são diferentes.

O Trainee é treinado para assumir um cargo de confiança dentro da empresa e deve estar cursando o período final da graduação ou ser recém-formado.

Já o estagiário tem contrato anual, podendo ser renovado por mais um ano.

A pessoa que está como estagiária poderá colocar em prática todo o conhecimento que ela adquire na faculdade.

Além disso, um estagiário pode estar cursando qualquer período da faculdade, mas não pode ser formado.

Há diferenças com relação às Leis Trabalhistas?

Sim. Enquanto o Trainee é um empregado da empresa, trabalhando 40 horas semanais, com direito a todos os benefícios, como FGTS, férias, 13º e carteira assinada, o estagiário tem seu vínculo firmado através de um contrato com 30 horas semanais de trabalho e direito a férias e 13º, sem gozar dos benefícios das Leis Trabalhistas.

Quais as vantagens de ingressar em um Programa de Trainee?

Entre as principais vantagens de participar de um Programa de Trainee está a possibilidade de ingressar em uma grande empresa através de um sistema que desenvolve o profissional para ocupar futuramente cargos de liderança.

Como se trata de um processo seletivo difícil e demorado, apenas quem realmente se encaixa dentro da política da Organização tem a chance de se desenvolver profissionalmente dentro de um lugar cobiçado no mercado de trabalho, com oportunidades de realizar atividades fundamentais para a sua carreira, incluindo possibilidades de intercâmbio e cursos de aprimoramento na área.

Participar de um programa como esse dá a vantagem de atingir uma boa posição profissional em menos tempo quando comparado a uma pessoa que entrou por uma vaga efetiva.

Outra grande vantagem é o salário que, normalmente, é um pouco mais alto que de um cargo efetivo inicial, mas isso varia de empresa para empresa.

Etapas de um processo de seleção de Trainee + DICAS:

O processo seletivo de Trainee é aberto anualmente ou semestralmente pelas grandes empresas e as inscrições são em sua grande maioria feitas online através de uma plataforma própria.

Cada corporação abre o processo de acordo com a área que precisa, portanto, fique ligado em sites especializados em Trainee (como o nosso :D) para não perder a oportunidade de participar de um programa como esse.

O processo seletivo de Trainee é longo, geralmente dura em torno de 4 a 5 meses, incluindo várias etapas que passam por testes online, dinâmica de grupo e entrevista presencial, avaliando tanto o conhecimento técnico do candidato, como seu perfil comportamental e profissional.

Veja abaixo qual a estrutura tradicional de um processo seletivo de Trainee mais utilizado pelas grandes organizações:

1. Inscrições online

O primeiro momento é o de fazer sua inscrição através de um sistema adotado pela empresa. As informações que você vai colocar aqui já darão um certo direcionamento para a empresa analisar seu perfil com as vagas disponíveis. É muito importante colocar suas informações de uma forma atrativa, por isso elaboramos o material sobre currículo que vai te ajudar nessa etapa.

2. Testes Online

Essa etapa é online e avalia o conhecimento técnico, raciocínio lógico, perfil profissional e nível de inglês.

3. Dinâmica de Grupo

Etapa que pode ser online ou presencial (mais comum), onde serão avaliados pontos como a capacidade de resolução de problemas, postura profissional e desenvolvimento no trabalho em equipe.
Temos um conteúdo especial que trata desse tema e vai ajudar você a se destacar numa dinâmica de grupo

4. Painel de Negócios

Aqui já se identifica os potenciais candidatos para ocupar o cargo de Trainee da empresa.

Nesta etapa constam algumas atividades de resolução de problemas em um Estudo de Caso com avaliação e supervisão dos gestores das áreas, observando a linha de raciocínio e ações adotadas para a resolução do caso.

5. Entrevista

Conversa direta com o gestor da área para avaliação final do perfil profissional do Trainee.

É importante estar preparado e seguro na hora das respostas, com assertividade e embasamento, principalmente com questões relacionadas à política da empresa.
Dado a importância dessa etapa, também elaboramos um material muito especial para você conseguir dar o seu melhor numa entrevista de emprego.

Quais os pré-requisitos para um processo seletivo de Trainee?

É importante dizer que cada empresa tem exigências diferentes para seu processo seletivo, mas de forma bem geral podemos identificar os seguintes requisitos como padrão:

  • Estar cursando o último ano de graduação ou ter até 3 anos de formação;
     

  • Nível avançado ou fluente em inglês ou outro idioma;
     

  • Perfil de liderança e trabalho em equipe;
     

  • Mobilidade até o local de trabalho;
     

  • Ter entre 21 a 30 anos.

O vídeo abaixo mostra as exigências de alguns dos principais Programas de Trainee do mercado de empresas como Votorantim, Microsoft, Ambev e Citi:

O que esperar do Programa de Trainee?

Após a admissão no processo seletivo, começam os desafios de encarar o Trainee. Lembrando que o formato e desenvolvimento do programa são diferentes para cada empresa, inclusive a duração e as práticas adotadas ao longo dos meses de trabalho.

O Trainee contempla diversas áreas de graduação, tanto Humanas, como Exatas e Biológicas.

Durante o programa, o profissional será treinado para desempenhar funções baseadas no dia a dia de trabalho da área que atuará, com tomada de decisões importantes fundamentadas na cultura organizacional da empresa e supervisionadas por lideranças do departamento.

Sua atuação é um treinamento para executar essas ações de forma efetiva, para que após o término do programa o jovem esteja apto para desempenhar funções de gerência e coordenação.

Há outras oportunidades para jovem Trainee?

Sim, dentre as grandes oportunidades para jovem Trainee está a possibilidade de participar de treinamentos específicos no setor, durante o programa.

Além disso, o trainee pode ter contato com outras lideranças e absorver a experiência desses profissionais.

Também haverá rotação em diversas áreas da empresa e envolvimento em projetos importantes que acelera o crescimento como profissional dentro da corporação.

.